Páginas

Pesquisa

Bem vindo!

Olá,seja bem vindo ao El México! Fique de olho pois sempre estaremos postando os dados mais atuais sobre o México! Fique a vontade e venha aprender com a gente!






Os posts serão adicionados todas as semanas durante algums meses, não se esqueçam de comentar, seguir e divulgar nosso blog.







O Grupo 05 da Turma E da 7 Série do Colégio Antônio Vieira agradece.


16 de ago. de 2010

Perda de territórios para o EUA


Restabelecidos da guerra contra a Inglaterra, os EUA partiram para realização do seu “Destino Manifesto”, através da utilização da sua força militar. O primeiro passo foi à conquista do Texas. Desde o final da década de 1820 colonos do sul dos Estados Unidos se deslocaram para a região do Texas, pertencente à República do México. Aproveitando-se da confusão política e da corrupção reinantes montaram suas fazendas e introduziram ali o trabalho escravo - a Constituição mexicana proibia a escravidão. No entanto, em 1835, o México aprovou uma constituição centralista. Este foi o pretexto para que os colonos americanos se rebelassem e proclamassem a independência do Texas (1836) fundando a república “escravista” da estrela solitária - e imediatamente pedissem a sua integração aos EUA. Estes reconheceram o novo país, passando a protegê-lo e, em 1845, o anexaram, sob o protesto do México.

Os EUA não estavam contentes e queriam ainda mais. No ano seguinte, aproveitando-se de um conflito militar corriqueiro na fronteira, declararam guerra ao México. A guerra terminou com a derrota mexicana e a perda dos territórios da Califórnia, Novo México, Nevada, Arizona e Utah. O México perdeu cerca de metade do seu território e os EUA ganharam, finalmente, o seu acesso ao oceano Pacífico e aos territórios riquíssimos nos quais, em alguns anos, seriam descobertos ouro e petróleo. Alguém um dia falou “Pobre México tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos”.

Fonte:
http://blog.controversia.com.br/2007/02/17/expansao-dos-eua-na-america-latina-origens-remotas-da-alca/
Imagem:http://webpages.scu.edu/ftp/fdugan/images/mexico/Mexico_EUA.jpg

Um comentário:

  1. Essa foi uma das maiores injustiças, entre tantas cometidas pelos americanos. E para humilhar os seus vizinhos mexicanos, até o dia de hoje os americanos fazem questão de conservar os nomes de algumas cidades fundadas pelos mexicanos e que agora pertencem aos EUA, só para lembrá-los de que um dia tudo pertenceu ao México mas que agora não pertencem mais. Os EUA tiveram muita sorte de não fazerem divisa com o Brasil, porque se assim fosse, a história seria outra...

    ResponderExcluir