Páginas

Pesquisa

Bem vindo!

Olá,seja bem vindo ao El México! Fique de olho pois sempre estaremos postando os dados mais atuais sobre o México! Fique a vontade e venha aprender com a gente!






Os posts serão adicionados todas as semanas durante algums meses, não se esqueçam de comentar, seguir e divulgar nosso blog.







O Grupo 05 da Turma E da 7 Série do Colégio Antônio Vieira agradece.


15 de ago. de 2010

Tráfico de drogas com a fronteira com o EUA


A escalada da violência no México fez acender a luz amarela do outro lado da fronteira. Em 2008, o Departamento de Justiça dos EUA disse num relatório que “as organizações mexicanas de tráfico de drogas representam a maior ameaça criminal” contra o país.
No mesmo ano, o presidente do México, Felipe Calderón, assinou com o então presidente dos EUA, George W. Bush, a Iniciativa de Mérida, um programa de ajuda com duração de três anos que reserva o equivalente a R$ 2,3 bilhões (US$ 1,3 bilhão) para o combate ao tráfico no México. O país hoje recebe mais ajuda que a Colômbia e a América Central.
Fronteira com os EUA é região mais perigosa
Embora El Paso, no Texas, seja considerada a segunda cidade mais segura dos Estados Unidos, a mexicana Ciudad Juaréz é a localidade mais violenta do país vizinho.
No México, as organizações criminosas se dividem em regiões, cujos domínios são exercidos por grupos que reconfiguram constantemente o território à medida que alteram sua área de influência.
Hoje, a região de maior disputa é o nordeste, nos Estados de Nuevo León, Tamaulipas e Coahuila, todos na fronteira com os EUA. Essa faixa, que forma um grande corredor por todo o litoral do golfo do México, junto com a península de Yucatán e a fronteira com a Guatemala e Belize, é uma zona dominada pelo cartel Los Zetas, antigo braço armado do cartel do Golfo.
Ciudad Juárez, no Estado de Chihuahua, fronteira com o Texas, é outra zona na qual ocorrem confrontos inflamados nas ruas. Essa área é disputada pelo cartel de Juárez e pelo cartel de Sinaloa, de Joaquín Guzmán, conhecido como El Chapo, que fugiu de uma prisão de segurança máxima em 2001.


Fonte: http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=13&idnot=27718
Imagem:http://workenglish.files.wordpress.com/2009/04/15_mhg_rio_cocaina.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário