Páginas

Pesquisa

Bem vindo!

Olá,seja bem vindo ao El México! Fique de olho pois sempre estaremos postando os dados mais atuais sobre o México! Fique a vontade e venha aprender com a gente!






Os posts serão adicionados todas as semanas durante algums meses, não se esqueçam de comentar, seguir e divulgar nosso blog.







O Grupo 05 da Turma E da 7 Série do Colégio Antônio Vieira agradece.


19 de ago. de 2010

O que está por trás da Revolta de Chiapas


A questão é bastante polêmica. A guerrilha zapatista contraria os interesses econômicos do Nafta – o mercado comum entre Estados Unidos, Canadá e México – e também os da Alca – Área de Livre Comércio das Américas. No dia em que o Nafta entrou em vigor, 1° de janeiro de 1994, o México foi surpreendido por um levante guerrilheiro em Chiapas, um estado pobre, de população majoritariamente indígena e rural no Sul do país. A rebelião do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) chocou Washington e os defensores da integração econômica. Reivindicação do movimento (entre outras): exigência do retorno do artigo 27 da Constituição, que dava garantias legais à propriedade comunal das terras agrícolas – uma herança da reforma agrária iniciada na década de 1910, durante a Revolução Mexicana. A revogação desse artigo e a permissão de divisão e venda de terras que haviam sido destinadas à reforma agrária foram impostas pelos Estados Unidos, em 1990, como pré-condição para a adesão mexicana ao Nafta. Outro projeto de impacto na região de Chiapas é o Plano Puebla-Panamá. Ele faz parte do projeto de implementação da Alca. A infra-estrutura do Plano Puebla-Panamá se baseia na construção de grandes rodovias e ferrovias, destinadas a facilitar o transporte de produtos para os Estados Unidos, Europa e Ásia, através de portos situados no estreito de Tehuantepec, entre os estados de Oaxaca, Veracruz e Chiapas. Na região, empresas maquiadoras de produtos (simples montadoras de eletroeletrônicos e outros produtos)começaram a se instalar desde o início do Nafta. A região é ainda importante do ponto de vista ambiental: somente em Chiapas, as hidroelétricas produzem 55% da energia do país. A região também conta com importantes reservas de gás natural, petróleo, urânio, alumínio e cobre. É por isso que o governo mexicano tem rejeitado os acordos para garantir os direitos indígenas.

Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-969-4621,00.html
Imagem:http://www.galdu.org/govat/smavva/mexico.chiapas.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário